26 de dezembro de 2012, chegou a planta do TIKI 26, foi
praticamente meu presente de Natal.
Janeiro de 2013, estudei a parte inicial do projeto e parti
para a compra das ferramentas:
Custo
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Item
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1732.52
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Planta do barco
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732.53
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Serra tico tico Makita
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Lixadeira de cinta Makita
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Grampo sargento (2x)
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Grampo marceneiro (8x)
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Óculos de proteção (1x)
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Lâminas para serra tico tico
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12
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extensão 220V
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20
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Pregos de cobre
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179.16
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12 Sarrafos de
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4 Sarrafos de
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1360
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10 peças Compensado de cedro naval de
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01 peça Compensado naval
de
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01 Compensado comum de
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5.9
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Grafite para lapiseira
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Já investi R$ 4.042,11 e vejam, a seguir, como está o barco.
Por enquanto é só um amontoado de placas e sarrafos.
Fevereiro de 2013, agora posso dizer que estou construindo
um .... algo.
Fiz oito cavaletes, a partir de um compensado comum de 15 mm, e foram realmente muito úteis.
Basta cortar o compensados de 2200 x 1600 nas linhas finas, por dobradiças e um cabo fino para limitar a abertura.
Fiz os primeiros traços nas placas e cortei as anteparas sempre com placas sobrepostas, para garantir, que em ambos os cascos as anteparas sejam iguais.
R$ 4.042,11 anterior
Além dos sargentos fixando as placas, ainda coloquei dois parafusos, para garantir o alinhamento durante o corte.
R$ 4.042,11 anterior
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R$ 4.350,91
Total de horas trabalhadas 39,5 horas
Este mês todas as anteparas foram cortadas.
Março de 2013
Fiz a união das placas, para formar a parte inferior, do
costado do casco de bombordo.
Cortei o perfil inferior da quilha, conforme desenho da planta, com ajuda de uma curva
francesa ou melhor, um cano de PVC apoiado em pregos. Também colei o sarrafo de reforço.
Primeiro ERRO: As placas de compensado naval da Europa medem
2,44 x 1,22 metros, mas no Brasil o padrão é de 2,20 x 1,60 m, o que nos dá 0,55 metros quadrados a mais, mas em compensação destrói todo o estudo de aproveitamento das placas,
encontrado na primeira folha do conjunto de plantas.
Além disso, tive de recalcular o local de união, para que
esta não ficasse no local de apoio das anteparas (Ohh meleca).
Outra coisa:
Comprei 10 sargentos, mas sugiro no mínimo 20, o ideal
talvez sejam 30. Posteriormente comprei mais 10.
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R$ 5.259,46
Horas trabalhadas neste mês: 18,5
Total de horas trabalhadas: 58
Abril de 2013
Traçado e corte das rodas de proa e popa. Costura das rodas
de proa e popa ao costado e quilha, com fio de cobre. Construí dois suportes
para posicionar o casco na vertical. Montei, alinhei e iniciei a colagem e
filetagem.
Minha intenção era fazer as cabines um pouco mais altas.
Abandonei essa idéia mais tarde, e voltei ao projeto original.
Ao menos vai ficas diferente dos que já vi na net.
Neste mês gastei pouco, pois o trabalho foi mais demorado e
acho que estou aprendendo a trabalhar com a resina e sílica pirogênica
“Aerosil”.
Custo
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Item
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10,8
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brocas para costura da quilha
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7,2
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corda para ajuste do costado as anteparas
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20
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pincel (3); espátulas (3); serra de aço rápico (2)
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6
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Espátulas de plástico (duas)
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R$ 5.303,46 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 26
Total de horas trabalhadas: 84
Esta é a parte interna da proa antes da filetagem.
A mesma região, agora completamente filetada.
Na roda de proa é colocada uma grande quantidade de resina.
A cura da resina epóxi gera calor “reação exotérmica”. MUITO cuidado, se
aquecer demais pode degradar a resina, o negocio é fazer camadas sucessivas,
com intervalos de uma hora.
Esta primeira colagem aqueceu bastante. Até pelo lado de
fora do compensado, pude sentir o calor.
Entrei em contato com a Barracuda, mas me asseguraram que isto ainda era
aceitável.
Este tipo de problema não ocorre na colagem das anteparas.
Este mês foi uma sucessão de filetagens na quilha e
anteparas.
Também cortei as placas que compõem os beliches e fiz uma
mudança na parte abaixo dos beliches. Esta região foi toda laminada com fibra
de vidro de 330 gr/m2 .Sei que isto não consta no projeto, mas se
você guardar qualquer coisa que possa danificar a resina, vai ter infiltração na
madeira, coisa que não quero.
Vejam como ficou:
Quilha ao centro, e notem a textura do tecido de fibra de
vidro em ambos os lados do costado. O projeto original prevê esta laminação
apenas na região da quilha, e com apenas uma camada de tecido. Eu fiz em toda a
parte abaixo dos beliches, e duas camadas sobrepostas na quilha.
Custo
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Item
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326,74
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Duas folhas de compensado naval, de espessura 10 mm (Leo
Madeiras) p/ beliches
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30,8
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tecido de fibra de vidro (R$7.70 / m2) 4 m2
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16,8
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Pilcel (3) de 2"
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209,22
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02 Kg Epoxi , 10 m2 tecido de vidro 330 g/ m2 , (1 rolo tira
bolhas , 1 rolo de lã para pintura (ABCOL) não usei)
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R$ 5887,02 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 28
Total de horas trabalhadas: 112
Junho de 2013
Neste mês cortei, impregnei e colei os beliches.
É claro, gastei uma grana.
Custo
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Item
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67,06
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10 grampos de marceneiro de 4" (R$63.65) + 02 brocas chatas
para madeira , 1" e 1/2" (R$1.96 + R$1.46)
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854,94
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Resina Epoxi 16 kg + Aerosil (silica pirogênica) 01 kg
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20
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Pilcel (3) de 2"; lixa (2 folhas)
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R$ 6829,02 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 24
Este é um dos beliches, já colado.
Julho de 2013
Este mês trabalhei bastante. Lixei e impregnei a parte
interna do casco. Parei a construção deste casco de bombordo, e iniciei a
construção do casco de boreste.
Casco de bombordo totalmente impregnado. Sem as tampas.
Agora com as tampas.
Fiz um apoio para os pés nos paiois de proa com laminação até a metade docostado, pois é neste local que vou colocar as âncoras. Vejam como ficou;
Até aqui foram 145 horas de trabalho.
Agora dei inicio ao casco de boreste:
Uni as placas que formam o costado, recortei a quilha,
costurei os costados e montei nos suportes.
Colagem dos sarrafos de reforço. É aqui que precisa de 30 sargentos.
Nesta etapa precisei de ajuda para colocar a "maria mole" na posição correta.
R$ 7755,20 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 64
Total de horas trabalhadas: 200
Agosto de 2013
R$8572,97 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 22,5
Total de horas trabalhadas: 222,5
Setembro de 2013
R$ 8622,37 – total do investimento até esta etapa.
Horas trabalhadas neste mês: 16,5
Total de horas trabalhadas: 239
Com 230 horas trabalhadas, os dois
cascos se encontravam no mesmo ponto da construção. Então passei a trabalhar em
ambos, para mante-los sempre iguais.
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Outubro de 2013
Neste mês trabalhei pouquíssimo,
fiz alguns testes de resina com 25% de micro esferas para eliminar algumas imperfeições
nos beliches e filetes. Comecei a a me preparar para fazer acabamento nas
regiões internas.
Custo
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Item
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5,25
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broca de 3/4"
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10
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pinceis 2
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791,18
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dois galões de Galverette; dois galões de Primer EPA ; um galão
de tinta PU.
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435,68
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compressor (429.00) e um bico de ar
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96,68
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pistola de pintura
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42,5
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mangueira e engate rápido para compressor
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6,9
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conexão para compressor e parafusos para suporte dos cascos
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11,5
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conexões para compressor
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11,8
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Tiner (1 litro)
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R$10033,86
Horas trabalhadas neste mês: 13,5
Total de horas trabalhadas: 252,5
Novembro de 2013
Embora tenha observado opiniões
contrárias decidi trabalhar com o Galverette, pois minha intensão é que o barco
dure décadas, e quem sabe, meus filhos venham a desfrutar de um barco bem
construído.
Apliquei o Galverette abaixo dos
beliches, tampas dos beliches e paióis de proa.
Também arredondei os lemes.
Exagerei na vontade e então...
...aqueceu de arrebentou a lixa $$$ lá se foi mais grana, compro outra lixa
no próximo mês.
R$10033,86
Horas trabalhadas neste mês: 16,5
Total de horas trabalhadas: 269
Acima o compartimento de carga, abaixo de um beliche.
Para aplicar o Galverette precisa de uma pistola de pintura com bico maior que 1,7 mm, pois a minha entupiu algumas vezes.
Dezembro de 2013
Completei o arredondamento dos
lemes, apliquei primer EPA abaixo dos beliches, preparei o complemento do
costado de bombordo e comecei a posiciona-lo. Para se posicionar o complemento
do costado, que é a parte superior do costado, é sempre bom ter ajuda pois a
peça é grande e flexível.
Olhando a parte interna dos cascos
já comecei a sonhar com as velejadas, portanto comprei uma bússola.
Custo
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Item
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17,83
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lixa de cinta para lixadeira makita (2 peças)
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160
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duas taboas (jequitibá) para serem cortadas em sarrafos para o
costado superior
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304,17
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bússola
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30
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corte dos sarrafos dos complementos superiores dos costados
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10
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três pinceis de 1"
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4
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50 parafusos para fixação
dos complementos dos costados
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R$10559,86
Horas trabalhadas neste mês: 26
Total de horas trabalhadas: 295
Meus sobrinhos me deram uma força
para colocar os cascos nos novos suportes.
Novo suporte na popa.
Novo suporte na proa.
Aconteceu algo, no mínimo
interessante: como estou construindo numa garagem e pelo portão é possível ver
a construção, um garoto passou na rua e começou a cantar a música tema do filme
Titanic.
Será isso um presságio?
Bem, de qualquer forma, vou
caprichar mais no ano que vem!
Muito legal as informações da construção do seu TiKi... com certeza sera um barco bem construído.
ResponderExcluirMuito legal, seu detalhamento de custo e de trabalho é impressionante. Estou construindo o meu, e assumi a construção de outro para um amigo, mas não chego nem perto desta capacidade. Parabéns!
ResponderExcluirExistem no mercado nacional placas de compensado naval nas medidas de 250x160. Por favor, especifique que tecido voce pretende utilizar no costado e qual voce utilizou na parte interna. O projeto prevê um tecido de 220g/m2, e eu utilizei o 330g/m2. Não há necessidade de laminar interiormente, embora essa laminação suponha uma resistencia e sobretudo um custo e trabalho extras significativos. Nos projetos em plyglass não contemplam essa possibilidade pois está provado (sobretudo nos tikis) que quando o mesmo finalizado confere uma robustez muito grande e mais que suficiente aos esforços exigidos. Seu trabalho está muito "clean" Parabéns!
ResponderExcluirAmigo,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa e empenho, logo logo seu barco estará no mar velejando conosco. Continue firme.
Abração,
Dinho
Muito bom seu trabalho. Uma curiosidade, qual espessura dos compensados das anteparas.
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